Segredos do Romance Policial

bussola_segredosromancepolicialVou trabalhar na minha falha de caráter de ainda não ter lido nenhum (outro) livro da dona P.D. James. Na verdade, comprei dois títulos dela e eles ainda estão na minha fila – interminável – de leitura. Mesmo assim, essa praticamente obra de referência de sua autoria para quem gosta de romances policiais já fez pelo meu conhecimento do tema muito mais do que eu poderia imaginar.

Simples assim: Phyllis Dorothy James vai esmiuçando, época a época, os primórdios da literatura policial, desde um tiquinho antes da Era Dourada até os dias atuais (2009, ano de publicação do original), passando por grandes personagens, nomes femininos do estilo, debates sobre porque há críticos que insistem tanto em achar que o gênero é menor e por aí vai. E tem tantas referências legais, mas tantas, que grifei metade do livro no afã de um dia conseguir ler ao menos um livro de cada autor que ajudou a consolidar meu estilo preferido de literatura.

E a senhora James sabia das coisas, viu? Ela contextualiza os romances com a época histórica de sua criação – o que dá um novo sabor há diversas histórias-, faz citações quando um autor acabava por comentar ou criticar a obra de outro que veio antes (momento em que eu peguei um certo rancorzinho de alguns nomes aí), e até dá sugestões de leitura para quem curte o tema. Sério, é uma aula de literatura policial dada por talvez a melhor professora que se poderia ter (pensei aí numa outra senhorinha inglesa que também poderia fazer isso com maestria, mas dona Agatha Christie nos deixou há muitos anos já). P.D. James foi curtir um chá das cinco com dame Christie e Conan Doyle em novembro de 2014.

Por motivos óbvios, a literatura inglesa é mais analisada do que outras, mas há espaço para alguns autores de línguas não-inglesas, principalmente quando a autora comenta a ida das histórias de detetives para outros meios, como a televisão. O foco, porém, continua a ser a história impressa, aquela em que com uma ideia interessante e bom texto, faz o leitor ficar sem ar enquanto não descobrir por qual motivo alguém cometeu um crime.


Segredos do Romance Policial – História das Histórias de Detetives

P.D. James
Três Estrelas
182 páginas

Comente: