Muncle Trogg e o Burro Voador

Sei que comecei errado: minha primeira interação com a criação de Janet Foxley foi com esse segundo livro da série do menor gigante do mundo. Ainda que talvez eu tenha perdido alguns detalhes interessantes da trama, a história se desenrolou sem maiores problemas.

bussola_muncletroggburroNa idade, Muncle Trogg, o menor gigante do mundo, tem o equivalente a uns 10 anos. Mas é menor, inclusive, do que seu irmão mais novo. Seu tamanho é quase o de um Pequenote, como os gigantes que moram no Monte das Lamentações chamam os humanos que moram próximo à base da tal montanha. A inteligência dessas criaturas, porém, é inversamente proporcional a seu tamanho: eles têm algumas dificuldades em entender, além de outros assuntos, que o lugar em que moram é, na verdade, um vulcão que está dando sinais de que vai entrar em erupção.

Acontece que apenas Muncle, que é amigo de uma Pequenote chamada Emily (que já chegou a ser sequestrada por outro personagem no primeiro livro, e dada de presente à princesa Anã de Jardim), sabe que se quiser que seus familiares, amigos e o restante do povo do local não morram, todos os gigantes precisam deixar o Monte das Lamentações enquanto há tempo. Para isso, vão precisar voltar a montar nos dragões, outras criaturas míticas que no mundo dos gigantes são como cavalos.

Por ser diferente, Muncle sofre com um certo bullying de outros gigantes, e demora a ser reconhecido como Sábio Minúsculo, um alto (sem trocadilho) posto ao qual ele foi alçado depois de salvar os gigantes no primeiro título. Ainda assim, ele não se intimida e está decidido a proteger seu povo, mesmo que para isso precise usar do artifício do Burro Prodígio, uma criatura maravilhosa que voa e é dotada de máxima inteligência.

O inicio da trama, apesar das ilustrações bonitinhas de Steve Wells, tava meio chatinha, sabe? Talvez pelo fato de eu não ter um carinho pelos personagens vindo do primeiro livro. Mas quando as coisas começam a esquentar no vulcão, rola uma compaixão pelas criaturonas ingênuas que são os grandões. Mais do que isso, fiquei realmente curiosa pra saber o que acontecerá no próximo volume da série (“Muncle Trogg and the Great Dragon Flight”, que parece só ter saído em alemão por enquanto).

Dona Janet Foxley, a autora, sempre escreveu, mas só publicou sua história aos 60 anos, provando que não há idade para começar alguma coisa. :-)

Muncle Trogg e o Burro Voador
Janet Foxley
Intrínseca
208 páginas

Comente: