Dois livros sobre “coisas”

coisa-com-coisa-interna-pequena

Os livros “Coisa com Coisa” e “Coisas que não vejo da minha janela” têm, além da palavra “coisa” no título, alguns pontos em comum: 1) foram publicados pela mesma editora, a Mov Palavras; 2) São belos exercícios de criatividade que conseguem entreter (muito) o leitor.

coisas que não vejo da minha janela“Coisas que não vejo da minha janela” foi feito a quatro mãos pelos ilustradores itailianos Giovanna Zoboli e Guido Scarabottolo. As tais “coisas” listadas são, às vezes, concretas ( como, por exemplo,“sapatos fora de moda”), abstratas (“pensamentos escondidos”) ou absurdas (“narizes trancados”). A impressão é que estão desconectadas, que são ideias soltas, mas o que prende mesmo a atenção no livro é que cada situação é ilustrada de forma bastante criativa. Cada página traz uma proposta e um estilo de desenho, como uma com “cartões postais nunca enviados”, com selos e desenhos diferentes em cada cartão. Enfim, é um livro para ler ótimas ilustrações e viajar nas propostas do texto.

coisa com coisaJá “Coisa com Coisa” usa fotos de objetos para criar personagens e agrupá-los num cenário meio sem pé nem cabeça. Além de materiais de escritório, desses que quase todo mundo tem na gaveta (clips, fita crepe, etc), a designer brasileira Edith Derdyk  usa pincéis, alfinetes, ferramentas e etc para propor um exercício criativo para o leitor: juntar as situações dispostas no livro para elaborar sua própria história.

Uma das coisas mais divertidas é tentar dar um sentido aos pequenos “franksteins” com cabelos de linha, corpos de papelão e pernas de chaves de fenda. Em uma das páginas um alicate parece um dragão (pelo menos pareceu pra mim). O legal é ver que cada um pode ver cada homenzinho e outras coisas de um jeito. Pode ser um divertido exercício de criação de história para fazer sozinho ou com mais pessoas usando as páginas do livro, que tem um espaço próprio pro leitor escrever ou rabiscar o que quiser.

COISAS QUE NÃO VEJO DA MINHA JANELA
Autores:
Giovanna Zoboli e Guido Scarabottolo
Tradução: Eugênio Vinci de Moraes

COISA COM COISA
Autora:
Edith Derdyk
Indicado para crianças a partir de 5 anos.

 

Comente: