O Mar de Monstros

Depois de toda a minha própria “rasgação” de seda em cima do primeiro livro da saga Percy Jackson, nada mais justo do que me dedicar a leitura compulsiva do segundo título estrelado pelo moleque filho de Poseidon. No fim das contas, acabei recebendo a edição em graphic novel também, e é ela que resenho aqui. Sempre acho sacanagem comparar o livro com qualquer versão adaptada, porque é lógico que não é a mesma coisa – enquanto no livro você vai criando o desenrolar da história, nos quadrinhos já está tudo lá: a cara do personagem, os cenários, os momentos importantes. E, normalmente sua imaginação faz um bom trabalho. Enfim.

bussola_mardemonstrosDepois de um ano até que calmo, finalmente chega o último dia de escola. Lá, uma gangue de lestrigões, amabilíssimos gigantes canibais, ataca o protagonista e seu maior amigo, Tyson, durante a educação física (adoro a ideia: monstros jamais apareceriam na aula de Português, afinal). Os dois conseguem se livrar da ameaça com a ajuda de Annabeth, que aparece na hora certa. Mas se o garoto conseguiu escapar da situação, há algo do que ele não consegue se livrar: os pesadelos que vem tendo com Grover.

Junto de Ann e Tyson (que é na verdade um bebezão cíclope – e seu meio-irmão), Percy segue para o Acampamento, e lá descobre que a árvore de Thalia foi envenenada, deixando o local e seus alunos desprotegidos. A situação acabou por gerar a demissão de Quíron, fazendo com que o patético Tântalo se tornasse o responsável por tudo.

Enquanto isso, Percy recebe uma mensagem em seus sonhos de Grover. Em sua busca por Pã, o sátiro caiu na armadilha de Polifemo, “dono” do Velocino de Ouro, um artefato de tanta magia que talvez até pudesse ser usado para salvar a árvore e consequentemente o acampamento. O lugar em que Grover está é uma ilha que fica no tal do Mar dos Monstros do título, no meio do Triângulo das Bermudas. E com um nome desses, não dá pra achar que é um lugar tranquilo de chegar.

Clarisse se prontifica a encarar a missão de ir até lá, Hermes ajuda o grupo com vitaminas e a força dos ventos e voilá, lá estão os personagens lidando com sereias, feiticeiras e outros seres.

Enquanto isso, a profecia continua a valer enquanto Cronos se regenera: o filho de um dos três grandes, ao fazer 16 anos, vai salvar ou destruir o mundo.

Entre as sensacionais ideias de Riordan está a de colocar as Irmãs Cinzentas como motoristas de táxi em Nova York e a de mostrar porque as sereias sempre seduziram quem se aventurava no mar. Os defeitos mortais de cada um… bem, podem ser fatais.

 

O Mar de Monstros: Graphic Novel
Rick Riordan, com adaptação de Robert Venditti
128 páginas
Intrínseca

One Comment

    1. A Maldição do Titã — Bússola de Livros

    Comente: