Ursos Polares Depois da Hora de Dormir

Virei uma “criança de apartamento” com quase oito anos. Antes disso, pude brincar no imenso (para a idade) quintal da casa em que morava com meus pais, que contava até com um pedaço da área de serviço pra minha casinha da Barbie. J Mesmo depois de mudar para o prédio, sempre tive a deliciosa casa da minha avó para andar de bicicleta, “brincar com água” (o sistema Cantareira não estava em crise) ou simplesmente jogar bola. Enfim, todo esse rascunho de biografia pra dizer que acho que estava esperando demais da coleção “A Casa da Árvore Mágica”.

bussola_ursospolares“Ursos polares depois da hora de dormir” é o 12o volume da criação de Mary Pope Osborne. O número, aliado aos depoimentos de pais, professores e, mais importante, pequenos leitores, que aparecem no início do livro, cria um clima de que você vai tomar contato com um marco da literatura para crianças. E foi aí que eu me decepcionei.

Osborne inventou a trama de uma casa mágica que existe no meio de uma mata, próxima a casa dos irmãos João e Aninha, crianças que devem ter por volta e sete anos. Lá eles encontraram a fada Morgana, uma bibliotecária mágica. Desde o primeiro título da série a personagem mística instiga as crianças com enigmas. Para resolvê-los, os dois viajam pelo tempo e espaço (**cof, cof Doctor Who cof, cof**) na tal casa da árvore, sempre acompanhados de um livro especial, cheio de informações, dado por Morgana. O objetivo dos protagonistas é conseguirem, um dia, ser Mestres Bibliotecários, como a fada.

Transportados para lugares distantes, parte do imaginário de crianças pequenas, ambos precisam decifrar charadas, quando então serão “devolvidos” a seu lar. O livro que João carrega é a base que vai dar respostas para as dúvidas geográficas, históricas e culturais. Nesse volume, o destino é o Ártico.

Acontece que o texto é um pouco mastigado demais. Não há muito espaço pra imaginar um pouco o que os dois personagens estão vivendo, porque tudo está fielmente transcrito. E como tudo se desenrola muito bem – até o fato de os dois irem parar no Ártico de pijamas é resolvido facilmente – acho que a imaginação dos pequenos não é acionada como poderia. Talvez a leitura seja melhor aproveitada para crianças que acabaram de se alfabetizar.

Mais de 50 milhões (sim, você leu milhões) de livros da série foram vendidos em todo o mundo, segundo informação na contracapa do título e confirmada no site da coleção.

 

Ursos Polares Depois da Hora de Dormir (Coleção A Casa da Árvore Mágica)
Mary Pope Osborne
Farol
90 páginas

One Comment

    1. Cidade-Fantasma ao Entardecer — Bússola de Livros

    Comente: