O Estranho Caso do Yoda de Origami

bussola_yodaorigamiVou ser extremamente sincera: só peguei o livro por conta da referência óbvia a “Star Wars”. Sem ela, provavelmente teria passado batido. E teria perdido uma história divertida.

Doug é um dos garotos da escola em que também estudam Tommy e seus amigos. Mas Doug fez algo que ninguém parecia ser capaz: criou um dedoche de origami no formato do Mestre Yoda, personagem de “Guerra nas Estrelas”, que é capaz de, falando como sua versão “real”, prever acontecimentos, meio que antecipar o futuro mesmo. Assim, com a presença do aparentemente sempre onisciente pedaço de papel verde, Doug se torna uma espécie de guru dos outros garotos da escola, que passam a consultá-lo para resolver todo tipo de situação.

A investigação de Tommy sobre a eficácia e a origem das inspiradas frases do Yoda de origami se tornaram o livro, que conta casos e situações vividas pelos personagens, com direito a anotações de Herbert (que nunca acreditou de verdade no dedoche) e ilustrações de Kevin. A história vai acompanhar os garotos e a tentativa de Tommy de convidar Sara para sair – sempre ancorado, é claro, nos conselhos do boneco de papel.

Logo de início uma frase do dedoche “salva” Tommy de convidar para dançar uma menina que tem namorado. Na sequência, o boneco continua a dar sábios conselhos, mesmo que o próprio Doug não pareça seguir as ideias de sua invenção.

O autor, Angleberger, é jornalista e fez sete livros para a saga, incluindo um que ensina a fazer as dobraduras, Todos os outros livros também têm algum dos personagens da história de George Lucas como protagonista (de alguma forma) – Darth Vader, princesa Leia, Jabba, Chewbacca e até o Imperador.

 

O Estranho Caso do Yoda de Origami
Tom Angleberger
Sextante
160 páginas

Comente: