Geronimo Stilton

bussola_manuscritoHá um bom tempo, quando peguei os três livrinhos de Geronimo Stilton que a Prumo editou, não botei muita fé. Foi mais o colorido das páginas que me encantou – e a possibilidade de conhecer na nossa língua uma historinha concebida originalmente em italiano. Mas, vou te contar que eu estava bem enganada. Para leitores até uns 8, 9 anos, as aventuras do rato jornalista que dá nome a série são muito bacanas.

“O Manuscrito de Nostrarratus” é o primeiro livro da série, e se dedica a apresentar os personagens. Stilton é o diretor de “A Voz do Roedor”, o jornal mais influente da cidade de Ratônia, na Ilha dos Ratos. Um verdadeiro intelectual, apesar de às vezes meio crianção e medroso, ele se dedica a transformar algumas das aventuras que vive em livros, que são sempre best-sellers. Nessa trama também estão Pinky, uma estagiária do jornal ligada no 220v, Rátus van Raten, tio da garota, e a insuportável Sally Rasmaussen, diretora de “A Folha do Rato”, jornal concorrente do de Stilton.

Numa viagem à conceituada feira de livros de Ratofurt, o protagonista conhece von Raten, um sujeito, digo, rato, metido a sabichão. Ele quase acaba com os negócios e a sanidade mental de Stilton, mas também lhe mostra os Manuscritos que dão nome à trama. Entre outras revelações, Nostrarratus daria, inclusive, a data em que o mundo iria acabar. Uma reviravolta na história, porém, coloca a arqui-inimiga de Geronimo na jogada, Rasmaussen.

bussola_monaratisaEm “O Sorriso de Mona Ratisa”, os parentes de Stilton é que passam a ser os principais personagens. Téa é sua irmã esportista e cheia de energia, Arapuca é seu primo, com quem sempre teve certa rixa, e Benjamin é seu querido sobrinho, que idolatra Geronimo acima de tudo.

Um raio X na pintura mais famosa da Ratônia, a Mona Ratisa, mostra que há algo embaixo da obra. Ratardo da Guinche ocultou ali 11 detalhes misteriosos e uma mensagem, indicando que algo maior estaria escondido. Os quatro personagens vão desvendar cada uma dessas charadinhas, localizadas em pontos importantes da cidade, para descobrir o que estaria escondido naquele sorriso estranho da rata do quadro.

“O Mistério do Tesouro Desaparecido” traz novamente o quarteto do segundo livro, com a adição de tia Lipa, a preferida de Geronimo. Ela chama os sobrinhos – o protagonista, Téa e Arapuca – para irem com ela até o último local conhecido em que seu marido, o tio Rapadão, esteve. Ele era capitão de um navio que sumiu há 20 anos, enquanto buscava um tesouro nas Ilhas Ratucas. Numa limpeza em casa, ela encontrou um antigo pergaminho que contava mais sobre o que ele procurava.

Seguindo juntos ao local, a trupe enfrenta bandidos perigosos, mas acaba percebendo que a coisa mais valiosa de todas não é nenhum baú de pedras preciosas, mas o amor da família.

bussola_misteriotesouroMarca registrada da trama, os efeitos gráficos conferidos às palavras são bem divertidos, assim como os ícones detalhados de cada capítulo. As referências, como a Voz do Roedor ficar na rua dos Raviólis, 13 (como a Rede Bandeirantes), são um deleite para o adulto que for ler com a criança.

A obra de Geronimo Stilton inclui, até setembro de 2014, 57 títulos publicados (!!). Tea também tem sua própria linha de livros, assim como outros personagens quem nem vieram ainda para o Brasil. Pelo que descobri, outras obras de Stilton saíram no Brasil pela editora Planeta. Lá fora, o simpaticíssimo rato criado em 2000, também tem desenho animado, aplicativo para celular e tablet, gibi e, é claro, brinquedinhos (que já estão na lista de desejos). Stilton, a propósito, é o nome de um famoso tipo de queijo inglês.

Apesar de todos os livros serem assinados por Stilton, a autora por trás das histórias é a italiana Elisabetta Dami. Para ajudar a entender a “geografia” da série, os livros trazem, em suas últimas páginas, um mapa de Ratônia e um outro, da Ilha dos Ratos.

Me arrisco a dizer que, guardadas as devidas proporções, Geronimo faz o serviço que Huguinho, Zezinho e Luisinho fizeram tão bem na minha infância como os Escoteiros Mirins. :-)

 

O Manuscrito de Nostrarratus
O Sorriso de Mona Ratisa
O Mistério do Tesouro Desaparecido
Geronimo Stilton (Elisabetta Dami)
Pruminho

Comente: