Antes do Incal

Mais um da safra do UOL Jovem. Precisei dar uma pequena editada por conta de informações sobre a data de lançamento, mas de restante, está tudo aí. Texto de 12 de setembro de 2008.

 

bussola_antesdoincalQuando a trama de “Incal” chegou ao final, em 1988, o autor chileno Alejandro Jodorowsky já imaginava em como mostrar aos fãs os fatos anteriores à saga apresentada nos primeiros volumes da série. Nascia assim o argumento para “Antes do Incal”, especial em três volumes que a Devir publicou no Brasil.

Para a saga principal – que influenciou a ficção científica para sempre, tornando-se uma das grandes obras-primas dos quadrinhos europeus – Jodorowsky contou com o traço do francês Moebius. A agenda do desenhista, porém, estava lotada quando do início dos trabalhos para essa nova série. Assim, quem assume a função é um dos maiores admiradores do trabalho do artista, o iugoslavo Zoran Janjetov.

A história começa na adolescência de John Difool, garoto que com os anos vai se tornar um detetive classe R (algo como ser de baixa categoria) cuja resolução do primeiro grande caso lhe custa também as memórias, afinal, na Cidade-Poço, onde ele mora, a verdade é mais do que manipulada, a depravação corre solta e muito poucos são os sentimentos verdadeiros.

Nenhuma prostituta do Anel Vermelho, local das profundezas dos níveis inferiores, jamais teve um bebê – exceto o próprio Difool. E descobrir como isso acontece, com a ajuda do policial robô Kolbo 5 (um cybo-tira inativo), a gaivota de concreto Deepo e até de um Olho-Tira (uma espécie de detetive eletrônico), vai fazer com que John descubra que poucos são nos que pode confiar, principalmente quando o deus local Supra-Divinóide tem segredos sórdidos para esconder.

Também é durante a trama que John vai conhecer o amor. Luz de Garra faz parte da classe superior da população, os aristos, que ostentam um halo sobre a cabeça. Ela é teimosa, mal-educada e de caráter duvidoso, mas conquistará o coração do protagonista e será fundamental para o plano para desmascarar o poder supremo da Terra #2014.

De novo, o álbum que fiz para o texto ainda está no ar – http://jovem.uol.com.br/album/incal_hq_album.jhtm.

Antes do Incal
Alejandro Jodorowsky e Zoran Janjetov
Devir

Comente: