Sr. Gum e os Goblins

bussola_srgumeosgoblinsNo terceiro livro da saga do Sr. Gum em Lamonic Bibber, o autor, Andy Stanton, já não tem mais a necessidade de explicar as características dos personagens. Uma página com desenhos do rosto deles é o suficiente para situar os leitores. Desta vez a bucólica cidade está passando pelo auge do inverno e o sempre asqueroso vilão que dá nome à série, junto de seu fiel escudeiro Billy William III, conseguiram a improvável ajuda de goblins para concretizar um plano para acabar com a vida dos habitantes locais.

Mas é claro que Polly, Sexta-Feira O’Leary e Alan Taylor estão preparados (ou quase) para botar um fim nessa terrível ameaça. Velhos companheiros da trama reaparecem nos momentos certos para ajudar a turma a resolver os problemas, como os Três Desafios Impossíveis da Montanha dos Goblins – que, na verdade, não são assim tão difíceis, mas com Sexta-Feira como líder de uma expedição, é sempre uma surpresa o que pode acontecer.

Martin Lavanderia acaba, novamente, ajudando no desfecho da trama, mesmo sem ser isso que pretende, e ainda se pode ouvir Sexta-Feira repetindo sua máxima de que “a verdade é um merengue de limão”. Entre os melhores momentos estão a carta dos editores do livro pedindo desculpas pela transcrição de uma música grotesca cantada pelos goblins e um capítulo inteiro contando uma aventura solo da Vovó Velha.

Uma delícia de leitura, sempre.

 

Sr Gum e os Goblins
Andy Stanton, com ilustrações de David Tazzyman
200 páginas
Galera Record

Comente: