O Dente de Leite de Ganesha

bussola_dentedeleiteganeshaAs cores vivas da capa de “O Dente de Leite de Ganesha” não passam despercebidas na estante de livros. Mas, mais do que isso, a incomum e extremamente bem-vinda ideia de trazer uma história da mitologia hindu para a literatura infantil chama ainda mais a atenção. E só começar a folhear o livro para se derreter: “Ganesha é um deus hindu. Ele é muito importante e poderoso. E também um pouco gordinho”. Sério, como não se apaixonar?

Ganesha,  uma criança com cabeça de elefante que tem por melhor amigo um ratinho mágico, o Sr. Rato, é um tanto guloso e adora doces (principalmente laddu, uma sobremesa tradicional da Índia, como aprendi na história). Comendo um quebra-queixo, porém, ele acaba quebrando uma de suas presas. Triste pelo ocorrido, o protagonista e seu companheiro encontram Vyara, o poeta, que precisa justamente de alguém que possa escrever tudo o que ele vai ditar – o épico Mahabharata, sobre o início de tudo – com uma “caneta” que não termine, função para a qual o dente de Ganesha parece perfeito.

No verso das capas, rascunhos de desenhos divertidos, como do protagonista brincando com uma folha de papel, ou de imagens que remetem à Índia, prometem encantar os leitores mais curiosos.

Uma publicação com detalhes lindos e inspiradores, e a presença de muito azul-marinho e rosa, para quem quer ensinar um pouquinho da história do Oriente às crianças.

 

O Dente de Leite de Ganesha
Sanjay Patel e Emily Haynes
Editora Caramelo
32 páginas

Comente: