Isto é Roma, Paris e Nova York

Direto do túnel do tempo de UOL Viagem, para o Bússola. :-) Publicada em junho de 2011.

 

bussola_istoeQuem disse que crianças só gostam de ir para destinos feitos especialmete para elas? Com uma ajuda providencial de curiosidades a respeito dos locais que serão visitados, os pequenos viajantes podem curtir -e muito- passeios que parecem, à primeira vista, mais interessantes para adultos. Com a proposta de fascinar os pequenos turistas que estivessem visitando metrópoles pela primeira vez, o autor tcheco Miroslav Sasek escreveu, a partir de 1959 (você não leu errado, as obras têm mais de 50 anos), 18 livrinhos ilustrados contando particularidades de grandes cidades, dos quais três estão sendo republicados pela Cosac Naify.

A coleção ‘Isto é’ chega ao Brasil mostrando Roma, Paris e Nova York aos jovens viajantes. Os desenhos, do próprio Sasek, são cheios de detalhes, pois, segundo o autor, se ele pintasse 53 janelas em vez de 54 num prédio, receberia várias reclamações de seus exigentes leitores. O resultado é uma visão divertida de pontos turísticos tradicionais, como a Piazza Venezia em Roma, ou a Times Square, em Nova York.

As curiosidades não param nas ilustrações. Dados divertidos, como onde está enterrado Napoleão em Paris (no edifício Les Invalides), ou que a coluna da Place Vendôme foi feita de canhões russos e austríacos tomados na batalha de Austerlitz, prometem entreter crianças e adultos em férias.

As atualizações necessárias constam do final de cada título (hoje a pirâmide de vidro do Louvre, em Paris, por exemplo, é tão conhecida quanto o próprio museu, mas não existia na época em que Sasek esteve por lá), sem que isso empobreça o conteúdo dos guias de viagem para pequenos leitores.

 

Isto é Roma
Isto é Paris
Isto é Nova York

Miroslav Sasek
64 páginas
Cosac Naify

One Comment

    1. Espetinho de Gafanhoto, Nem Pensar! — Bússola de Livros

    Comente: