Dois livros amigos do meio ambiente

Também me aproveitei do fim do UOL Crianças, editoria da qual fiz parte entre 2007 a 2009, para resgatar antigas resenhas publicadas. Ao menos dos livros de que eu mais gostei. Esta é de 2009 (matéria original aqui).

Imagem do livro "Eu Apago a Luz para Economizar Energia" (Divulgação)

Imagem do livro “Eu Apago a Luz para Economizar Energia” (Divulgação)

Quer ajudar a cuidar do meio ambiente? Há uma boa maneira de começar: conhecendo atitudes ecologicamente responsáveis para colocar em prática no dia-a-dia. A leitura dos livros “Eu Apago a Luz Para Economizar Energia” e “Eu Separo o Lixo Para Reciclar” pode ser um pontapé inicial.

Escritos por Jean-René Gombert e ilustrados por Joelle Dreidemy, os livros têm visuais parecidos e são organizados de maneira didática: apresentam o tema, a importância dele nas nossas vidas e dão informações sobre o que podemos fazer para não desperdiçar ou poluir. Quem dá as dicas é um alce verde que lança perguntas como “Quem desperdiça energia?” ou “Como produzir menos lixo?”. 

No caso do lixo, por exemplo, o alce mostra pequenas ações em textinhos curtos, acompanhados de ilustrações. Quer saber como evitar a poluição? Levar uma sacola para fazer compras, ao invés de usar os saquinhos plásticos, e usar potinhos de iogurte usados para fazer vasinhos são algumas opções.

Imagem do livro "Eu Separo o Lixo" (Divulgação)

Imagem do livro “Eu Separo o Lixo” (Divulgação)

Já para evitar o desperdício de energia, você pode apagar a luz quando sair de um cômodo ou evitar o modo “stand by” dos aparelhos elétricos. Sobre esta última dica, o livro explica o motivo: uma TV que permanece em modo de espera (o chamado stand by) durante um dia consome mais eletricidade do que a exibição de dois filmes.

Além de ficar por dentro de um assunto instigante e urgente, ainda dá para dividir as informações com os pais, nem sempre ligados em cuidados ao meio ambiente. Na edição há ainda um mini dicionário ecológico, com palavras relacionadas aos temas do livro (luz ou lixo), e “12 adesivos do ecocidadão” com frases como “Eu uso papel reciclado”, “Eu desligo a televisão” e “Eu protejo a natureza”.

EU APAGO A LUZ PARA ECONOMIZAR ENERGIA/ EU SEPARO O LIXO PARA RECICLAR
Escrito por Jen-René Gombert
Ilustrado por Joelle Dreidemy
Editora Girafinha
22 páginas

Comente: