A Noite dos Bichos

noitedosbichoscapaResenha que fiz para a Folhinha, caderno infantil da Folha de S. Paulo, publicada em 22 de fevereiro de 2014. Veja a matéria original aqui.

Durante a madrugada, enquanto muita gente ajeita a cabeça sonolenta no travesseiro, existem bichos de olhos bem abertos, sobrevoando uma floresta ou nadando no fundo do mar.

O livro “A Noite dos Bichos” mostra animais que circulam pela savana africana, selva amazônica e outras florestas do mundo — algumas menos conhecidos por aqui, como a taiga russa. E tem também o oceano! Um por vez, esses ambientes selvagens são ilustrados em três momentos: à noite, no raiar do dia e de manhã.

A noite e o raiar do dia de cada local são mostrados em pinturas sobre páginas transparentes, feitas de um material chamado acetato. Em seguida, chegamos aos desenhos em papel, cheios de detalhes da vida atarefada dos bichos já sob a luz do sol. Enquanto muita gente acorda e vai tomar café ou escovar os dentes, o javali trota, a ursa sai com sua família, o papagaio descansa na sombra e por aí vai…
noitedosbichos
Além de parar bons minutos para observar as ilustrações (muito bonitas), prepare-se para aprender um bocado de nomes diferentes. O texto cita bichos nada óbvios como musaranho, sabiá-de-cara-pelada e até lula-vampira do inferno. No final, um glossário dá uma mãozinha para identificar cada uma dessas figuras coloridas. E serve como ponto de partida para conhecer mais espécies interessantes do planeta.

A noite dos bichos – Um livro que amanhece
Autora: Julia Wauters (tradução Elza Mendes)
Indicação: a partir de 8 anos
Preço: 44,90
Editora Ática

Comente: