App: Marina e a Luz

Prepare-se para acender e apagar lâmpadas na tela do Ipad (o meu caso) ou do celular com o aplicativo “Marina e a Luz”. A história acompanha um dia na vida da protagonista, uma garotinha de olhos grandes e simpáticos. O dia amanhece e a rotina começa: ela se espreguiça na cama, cumprimenta o cachorro, brinca no jardim e vai à praia. E então as coisas começam a mudar…. Marina encontra um monstro e vê a noite cair a bordo de um barquinho misterioso (com forma de pato) no mar.

Enquanto acompanha a saga de Marina, o leitor pode tocar na tela e mudar a iluminação dos cenários. Em uma das páginas mais bonitas, a garotinha desce as escadas de sua casa logo pela manhã. O cômodo ainda está escuro, vemos apenas o perfil da personagem e de seu cachorro. E então podemos tocar nas lâmpadas uma a uma e iluminar aos poucos o ambiente. O mesmo com outras páginas, que têm luzes para acender – incluindo uma lanterna de Marina, quando esta vai parar em uma caverna inesperada.

Embora o aplicativo seja vendido em inglês e espanhol, o idioma não faz muita diferença pois a história não é contada por palavras. E nem precisamos do alfabeto para curtir a história, pois os desenhos do espanhol Alberto Vázquez são criativos e a animação eloquente. O trabalho deste ilustrador é bem interessante, embora eu tenha visto um estilo mais dark do que o deste app. Vázquez é autor do curta animado “Birdboy” (venceu, inclusive, o Goya, premiação importante do cinema espanhol), que tem cenas mais dramáticas e adultas, digamos. No fim do post tem links do filme e do site do ilustrador.

Já “Marina e a Luz” tem um clima solar e, a certa altura, onírico. Vemos flores, sol e lua sorridentes e um monstro que é uma fofura!

E brincar com desenhos tão bonitos (parecem pinturas de aquarela) é bem divertido. Além de brincar com as luzes, há outras maneiras de interagir com as figuras (fazer chover, agitar as árvores e etc). Acompanhando o texto também há a trilha sonora de Daniel Heredero. Vale a pena baixar.

Abaixo vai um vídeo oficial que mostra um pouco mais do app.

Mais
Animação premiada “Birdboy” 
Site do ilustrador Alberto Vázquez. Site com o portfólio do artista.

“Marina and the Light” ou “Marina y la Luz”
Produção Dada Company
Ilustrador: Alberto Vázquez
Trilha Sonora Daniel Heredero
Para 3 anos ou mais.
Disponível para Itunes (Compatível com iPhone, iPad e iPod touch. Está otimizado para iPhone 5) por U$2,99; e Google Play, por R$ 2,89.

One Comment

    1. Dois curtas de animação indicados ao Oscar — Bússola de Livros

    Comente: