Tobias e o Grande Livro dos Fantasmas e A Incrível Sombra de Jack

De novo, um post para dois livros do mesmo autor infantil, Tom Percival. As ilustrações de ambos os títulos também são dele. Muito coloridas e com desenhos bem simpáticos (os cenários e personagens secundários, na verdade, são até mais bonitinhos do que os principais), as publicações são uma boa pedida para crianças novas que já sabem ler.

Num tema que poderia ser espinhoso, “Tobias e o Grande Livro dos Fantasmas” mostra a chegada da família de Eliza numa casa há muito tempo vazia em que moram fantasmas, entre os quais a do garotinho Tobias. O moleque fica feliz, pois finalmente vai poder assustar alguém, mas a menina retruca e demora algum tempo para que ambos percebam que fazer amizade é mais divertido do que ficarem medindo forças com sustos.

A sombra do protagonista de “A Incrível Sombra de Jack” costuma ser sua melhor amiga até que começa a aprontar demais, fazendo com que Jack leve a culpa. Ele fica bravo e é rude com ela, mas percebe que não é assim que se resolvem as coisas.

Se em “Tobias” a lição é de que não é necessário ter tanto medo assim do desconhecido, em “A Incrível” a mensagem parece ser a de que todo mundo possui opostos dentro de si. As duas, de qualquer forma, são transmitidas de um jeito bastante fofo.

Destaque para os gatinhos que nos dois livros moram nas casas dos personagens principais. Mais expressivos, impossível.

 

 

Tobias e o Grande Livro dos Fantasmas
e
A Incrível Sombra de Jack

Tom Percival (texto e ilustrações)
Caramelo
32 páginas cada

Comente: