“Brinconto”, “Ki-som-será?” e “No Mundo do Faz de Conta”

Ilustração do livro "Brinconto" (Fê/ Divulgação)

Resenha que escrevi para a Folhinha, caderno infantil da Folha de S. Paulo, publicada em 26 de outubro de 2013.

O autor e ilustrador Fê (ele assina assim mesmo, com o seu apelido) criou livros que parecem brincadeiras: “Brinconto”, “Ki-som-será?” e “No Mundo do Faz de Conta”. Os três têm bichos coloridos, mas as histórias de cada livro são diferentes.

“Brinconto”, por exemplo, não tem palavras, só desenhos. Página por página, vemos uma garotinha se transformar em vários animais enquanto lê um livro. É um exercício divertido observar suas feições e tentar adivinhar sobre qual bicho ela está lendo.

Ilustração do livro "Ki-som-será?" (Fê/ Divulgação)

Já “Ki-som-será?” é um livro legal para ler em dupla. Na história, cada bicho segue o som de outro animal. Para nós, leitores, primeiro é apresentado o som, sem dizer de quem é aquele barulho. Na página seguinte, tiramos a dúvida. Pode ser um jogo interessante ler em voz alta, imitando o bicho, para outra pessoa adivinhar. Quem aí sabe imitar um sapo?

“No Mundo do Faz de Conta” nos convida a desconstruir a imagem que temos de bichos, mostrando uma baleia de quatro patas e um jacaré rosa, entre outras criações malucas.

Dá para entrar no embalo e criar novas versões de animais. Uma sugestão é ler com um papel do lado, para inventar, por exemplo, o jacaré que der na telha: roxo, azul… Quem sabe até com bolinhas coloridas!

Leia também: Ilustrador tatua seus desenhos infantis nas mãos e no pescoço

“Brinconto”, “Ki-som-será?”, “No Mundo do Faz de Conta”
AUTOR Fê
EDITORA Paulinas
INDICAÇÃO de 2 a 5 anos