Vovô Frank é um Show e Tadeu Bartolomeu é Novo na Escola

Eu e a Thaís nunca combinamos isso, mas meio que naturalmente sempre aconteceu de ela escrever sobre livros para crianças menores e eu para adolescentes. Já escrevi de alguns títulos voltados para pequenos, mas sempre tenho a impressão de que não tenho sensibilidade suficiente para saber se a leitura é mesmo bacana.

Mas como o Bússola está aí pra quebrar paradigmas (oi?), eis que acabei pegando alguns livros para leitores de até oito anos que realmente me chamaram a atenção. Dois deles são do escritor e ilustrador irlandês David Mackintosh para a Caramelo. Cada um me conquistou por um aspecto, que divido por aqui.

“Vovô Frank é um Show” tem uma história fofíssima. Um garotinho tem de levar em uma aula da escolinha alguém da família para conversar com os outros alunos. Acontece que todo mundo tem alguém aparentemente legal para levar e ele não vai poder contar com os pais nesse dia, restando apenas a opção de levar seu avô, Frank. Mas, como o protagonista deixa bem claro logo no início do livro, seu avô não gosta de nada que seja atual, usa roupas e equipamentos “pré-históricos” e evita médicos. Só que o dia de levá-lo para a aula reserva muitas surpresas para o menino, que vai descobrir que o avô pode ser muito mais legal do que ele imagina.

Já “Tadeu Bartolomeu é Novo na Escola” tem algumas das ilustrações mais expressivas que já vi (além de um nome de personagem muito legal). Como o próprio título já indica, a história vai mostrar a adaptação de um novo aluno na classe do narrador do livro. Tadeu é meio esquisito, segundo o menino que narra a trama. Ele é muito branco, seus olhos estão sempre arregalados e ele é mega certinho. Por esse estranhamento todo, quando chega a festinha de aniversário de Tadeu, o narrador nem quer pensar em ir a festa. Mas a mãe o convence e, de novo, lá vem a grande revelação: Tadeu é MUITO mais legal do que ele poderia imaginar.

Além dos simpáticos desenhos – que são um pouco como os de criança, com cores saindo das linhas e mesmo traços com cara de giz de cera -, o autor sabe tocar nesses preconceitos que as crianças nem sabem que têm de uma forma muito leve, gentil até. Uma gracinha para dar início a uma vida de leituras.



Vovô Frank é um Show
e
Tadeu Bartolomeu é Novo na Escola

David Mackintosh
Editora Caramelo
32 páginas cada um

Comente: