Os Desejos de Nina

Imagine uma cidade movimentada por onde passam seres de chapéus, mochilas, calças e sapatos de vários estilos… Parece uma imagem comum? Pois esses passantes são bichos que andam eretos como gente, vivem todos misturados em ruas de cores muito vivas onde pilotam seus carros, respeitam semáforos e atravessam a rua em faixas de pedestres. Nessa cidade fantástica, que mais parece uma metrópole cosmopolita do mundo animal, vive Nina, uma gatinha esperta que busca o que é diferente da maioria. Cada hora ela quer uma coisa: uma coroa enfeitada, um pássaro raro, um pirulito de coração e por aí vai. Heitor, um cavalo azul, sai na companhia da gatinha e tenta satisfazer todos os seus desejos. Mas o mimo é só uma maneira de agradar Nina. Para ele, a gatinha já é especial e insubstituível.

Como se vê, o passeio dos dois tem ingredientes apaixonantes. Primeiro, trata de uma amizade (literalmente) colorida entre um cavalo e uma gata – e, acredite, eles combinam! A jornada também faz bem aos olhos… As ilustrações de Gilles Eduar são vivas (as cores são muito fortes) e cheias de detalhes criativos.

As roupas e acessórios dos bichos que passam pelas ruas são uma diversão à parte. Há uma vaca que usa vestido, bota e uma tiara de passarinhos; uma girafa de top, saia (sim, barriga de fora!), salto alto e uma mochila enfeitada por aves coloridas; um rinoceronte de gravata borboleta e muito mais. Há ainda doces, peixes, flores… Cada um dos desenhos do cenário parece ter sido milimetricamente pensado por Eduar. O capricho tem resultado: a edição consegue fisgar a atenção do leitor não apenas na primeira leitura. É um livro para rever muitas vezes.

OS DESEJOS DE NINA
Autor:
Gilles Eduar
Editora:
Companhia das Letrinhas
38 páginas

Comente: