Conhecendo o museu, uma área de cada vez

No ano em que 100% do corpo editorial do Bússola foi para Nova York, nada mais justo de falar de uma publicação específica da cidade. É claro que “Inside the Museum: A Children’s Guide to the Metropolitan Museum of Art” alcança muito mais seus nobres objetivos de explicar obras e áreas do museu para crianças se as pequenas estiverem na Big Apple. Mas o livrinho é tão bem feito e interessante que mesmo depois de se ter voltado de viagem (e superado a triste constatação de que se deixou de ver muitas obras) ele mantém o interesse do leitor.

Entre observações sobre itens do acervo e explicações sobre como funciona a manutenção do museu, o título consegue despertar a curiosidade mostrando detalhes ampliados, propondo pequenas charadas cujas respostas estão nas últimas páginas e simpáticos desenhos com cara de “Onde Está Wally?” que complementam os folders distribuídos gratuitamente no museu em que crianças interagem com algumas das obras mais emblemáticas.

Não sou conhecedora de arte, mas mesmo não sendo o público ao qual “Inside” se destina, fiquei satisfeita com as informações, pelo menos para minha primeira visita ao museu. Como era de se esperar, o livro é apenas o material inicial para fazer o leitor se interessar mais pelo local e gerar curiosidade sobre o mundo artístico. Será que há algo do gênero de museus nacionais?

* A capa do exemplar que comprei não é igual a essa da imagem, acredito estar com a edição mais nova do livrinho.

 

Inside the Museum: A Children’s guide to the MMA

Joy Richardson

MET Publication

72 páginas

Comente: