Vídeo: Um Útero é do Tamanho de Um Punho

O vídeo abaixo faz parte da série “Um Livro em Um Minuto”, do portal Meus 5 Minutos. E, vejam só, sou eu que apresento… A matéria e o vídeo  foram publicados em  9/11/2012. Aqui vai  o link original.

O título Um Útero é do Tamanho de Um Punho, da autora Angélica Freitas, foi certeiro para chamar a minha atenção. À primeira vista, imaginei algo sério e combativo — uma mão fechada à espera de uma briga. Por isso foi uma surpresa perceber, já com o livro em mãos, um tom descontraído nos poemas, com trechos que soam ingênuos (as frases na língua do i, do poema que dá título ao livro, me fizeram lembrar das minhas conversas em código na adolescência) e outros engraçados. Até ri alto no poema Alcachofra, que relata um encontro amoroso curioso entre a Amélia, a mulher de verdade, e a Mulher Barbada.

Tudo bem, o punho fechado não representa uma briga física, agressiva, de soco na cara. Mas, apesar do humor, não posso dizer que a ideia do tom combativo do título se dissipou depois de terminar a leitura. Há algo no ar que pende ao feminismo, que ironiza padrões de comportamentos associados ao universo feminino. A Mulher É Uma Construção, diz o título de um poema. E há vários outros sobre “tipos” de mulheres em títulos como Mulher de Vermelho, Mulher de Valores e Mulher de Regime.

Abaixo, há mais comentários sobre o livro no vídeo Um Livro em Um Minuto. A série é um desafio que nos propusemos para apresentar dicas rapidinhas de leitura. Quem ficou curioso e quiser gastar muito mais do que 60 segundos no livro (vale a pena!), também está convidado a assistir uma entrevista online que fizemos recentemente com Angélica Freitas (clique aqui para assistir).

Comente: