Lá em Casa Somos…

Cada um da família é de um jeito: tem gente grande, pequena, ruiva, morena, de pele negra, pele branca e até pele cor-de-rosa. Ah, e tem um cachorrinho preto de focinho verde! Apesar das cores e aparências diversas, eles também têm muitas coisas em comum – por fora e por dentro. Somando essas coisas iguais, dá um batalhão de unhas, ossos, cabelos, dedos, mamilos, intestinos…

A graça do livro de Isabel Minhós Martins e de Madalena Matoso está em mostrar a diversidade de aparências das personagens com ilustrações moderninhas e, ao mesmo tempo, destacar como o funcionamento e os detalhes do nosso corpo são parecidos. Para isso, usam muitas cores (que deixam o clima do livro bem alto-astral) e matemática. Mais especificamente a soma.

São 6 indivíduos dentro da casa, cada um do seu jeitinho. Ao juntar os números, a narradora (uma das filhas) nos conta, por exemplo, que eles se tornam 800 mil fios de cabelo, 168 dentes e mais de 3 mil pintas. Os dados são apresentados com bom humor, como no caso da soma das pintas, que leva a explicação: “Poderíamos ser muito menos, não fossem as costas do meu pai”.

Depois, o desafio matemático aumenta quando surgem as festinhas em casa e a quantidade de gente vai crescendo… E então aparece uma das páginas mais divertidas, com visitas de todo tipo, cada uma em uma atividade: comendo docinhos, tocando instrumentos, dançando e por aí vai.

Outra coisa legal: as páginas dão apenas o número total, já somado, da família. Mas há, na contracapa, uma aba explicando os números de cada pessoa (ou melhor, do corpo humano). Só ficou de fora informações do corpo individual do cachorro… Daria até um volume 2 do livro!

Ambas as autoras são portuguesas e fundadoras da editora Planeta Tangerina, que já mencionei neste blog. Volto a dizer: vale dar uma olhada no site para espiar o catálogo criativo de livros.

Leia mais:
Dicas de entrevistas legais com Isabel Minhós Martins 

LÁ EM CASA SOMOS…
Autora: Isabel Minhós Martins
Ilustradora: Madalena Matoso
Editora: Cosac Naify
32 páginas

Comente: