Vídeo: O Livro do Amor (volumes 1 e 2)

O vídeo abaixo faz parte da série “Um Livro em Um Minuto”, do portal Meus 5 Minutos. E, vejam só, sou eu que apresento… A matéria e o vídeo  foram publicados em 5/09/2012. Aqui vai o link original.   

No segundo programa da série, o “Um Livro em Um Minuto” fala dos dois volumes de “O Livro do Amor” (Editora Best Seller), escritos pela psicanalista Regina Navarro Lins. Embora tenha amor no título, não espere apenas depoimentos românticos. A autora privilegia informações históricas sobre como homens e mulheres do Ocidente viviam os relacionamentos com o sexo oposto e com o mesmo sexo. E nem sempre essa dinâmica era fofa… Na vida dos casais, as mulheres não tinham voz. O livro descreve a opressão feminina desde que o sistema patriarcal começou a surgir, ainda na Pré-História. No segundo capítulo, sobre a Grécia (4.500 A.C a 146 A.C), já ficam claras as desvantagens das mulheres, consideradas inferiores e irracionais. Várias mudanças acontecem ao longo dos séculos, mas o momento mais representativo para a liberação feminina aparece mesmo no século 20, nos anos 1960 e 1970, com a chegada da pílula anticoncepcional e dos movimentos de contracultura e feministas.

Além de amor, o livro fala de mudanças na visão sobre sexo, adultério e ciúme. Essas e outras questões são resumidas em capítulos curtos e linguagem objetiva. A autora também cita depoimentos atuais — terreno de especialidade da psicanalista, que trabalha com terapia individual e de casais em seu consultório — e casos históricos, como o da francesa Ninon de l’Enclos, do século XVII. A cortesã, admirada por sua beleza, ilustra um perfil de mulher valorizado no Iluminismo: a que se mostra fria em relação ao amor.

Inicialmente, os livros haviam sido pensados como um volume só, mas, como as pesquisas feitas durante 5 anos se excederam, foi feita a separação: o primeiro volume vai da Pré-História à Renascença; e o segundo vai do Iluminismo à atualidade.

Comente: