Hot Shots

* Resenha escrita por Julio Chrisostomo, fotógrafo iniciante e estudante de fotografia. Para ler mais textos e ver fotos de Julio, veja seu blogsite.

Recentemente comprei o livro “Hot Shots” do fotógrafo britânico Kevin Meredith, que tem como principal objetivo ajudar o leitor a melhorar sua fotografia. A leitura é de fácil compreensão, com textos simples e diretos, acompanhados por fotos do autor que ajudam a entender os temas abordados. Por não utilizar muitos termos técnicos, acredito que esse livro possa servir para todos os amantes da fotografia.

Já havia algum tempo que eu queria o livro, só que ficava na dúvida entre comprar a edição importada e a nacional. Mas a edição importada iria demorar quase dois meses para ser entregue, então resolvi adquirir a edição tupiniquim e realmente me surpreendi. O livro foi publicado no Brasil pela editora Bookman, que por sinal fez uma tradução muito boa. O material utilizado no acabamento do livro também ficou muito bom e o preço é baixo se comparado com outros livros de fotografia que estão à venda por aí.

O autor Kevin Meredith, também conhecido como Lomokev, tem outros livros publicados. São eles:  “52 Photographic Projects” e “Toy Cameras” (ainda não publicados no Brasil) e também publicações em algumas revistas de fotografias. Muito do seu trabalho pode ser conferido em seu site e também em seu perfil no Flickr, que são grandes fontes de inspiração para qualquer um e muitas das fotografias que fazem parte do livro também estão lá.

As fotos do autor possuem cores bem saturadas, muitas vezes obtidas através dos filmes e equipamentos que utiliza ou até mesmo em pós-produção com o Photoshop. O seu posicionamento em relação ao assunto são muitas vezes inusitados, como por exemplo fotografar um nadador com uma câmera comum em alto mar. Outra característica marcante de suas fotos é o que está sendo fotografado, pois para muitos um cone de trânsito ou até mesmo uma bermuda pode ser algo comum, mas Kevin Meredith consegue nos mostrar que há algo mais.

Como dito no início deste post, em “Hot Shots” o autor usa em seus textos uma linguagem de fácil compreensão e sem muitos termos técnicos, o que ajuda muito quem está começando a fotografar. O livro aborda de forma detalhada temas como composição, enquadramento e iluminação e explica com detalhes como cada foto foi feita, qual equipamento utilizado, o tipo de luz (luz do dia, iluminação de rua, flashs, etc), se foi feita pós-produção.

Na minha opinião, esse livro deve fazer parte da biblioteca de todos aqueles que querem fugir da mesmice e tirar fotos que tenham algo a mais. Apesar de ser essencialmente um guia de consulta rápida, vai além ao incentivar o leitor a dar valor a momentos simples do dia-a-dia e mostrar que não precisamos ter o melhor equipamento para termos belas imagens.

Site Oficial de Kevin Meredith – http://www.lomokev.com
Flickr – http://www.flickr.com/photos/lomokev
Editora Bookman – http://www.grupoa.com.br

Comente: