Peter Pan

Não sou fã nº 1 de livros em pop-up, mas acho divertido quando as dobraduras são bem feitas e cheias de detalhes. Este é o caso desta adaptação da história de J. M. Barrie. Robert Sabuda criou uma nova versão de “Peter Pan” dobrando papéis de diferentes cores e texturas que, calculadamente, deslizam para ganhar formas de navios, cama, sereias, entre outros cenários e personagens da Terra do Nunca.

Estão todos ali: Wendy, Peter, Sininho, peles-vermelhas, Capitão Gancho e etc, numa configuração diferente, capaz de encher os olhos, sobretudo na primeira vez em que se abre. O único problema é que, quando os textos reservados nos cantos das páginas passam a ser o foco, as dobraduras viram um obstáculo para os cotovelos, dedos e, o que é pior, para a atenção. O lugar para as letras é pequeno, em retângulos, e ainda há espaço para sub-dobraduras.

A leitura do texto fica de canto comparada à arte de Sabuda. Pode ser mais confortável se ater ao livro tradicional (uma dica é a versão de Monteiro Lobato, também bem divertida) e reservar esta edição para curtir o trabalho artesanal dos pop-ups.

PETER PAN
Adaptação de Robert Sabuda
Tradução de Bruno Salermo Rodrigues
Editora Publifolha

One Comment

    1. Vídeo: pop-up de Robert Sabuda — Bússola de Livros

    Comente: