The 39 Clues – O Labirinto Dos Ossos

Robert Langdon e Harry Potter se encontram em empolgante caça ao tesouro pelo mundo

Via de regra sou pouco simpático com produtos feitos para o estrelato. Olho meio torto, não acredito de pronto na ideia. Porém, isso não impede de um projeto ser bem concebido e divertido, apesar do assumido foco comercial. Este é o caso da série The 39 Clues, coleção de dez livros que engloba também jogos online, card game e até vai virar uma série de filmes produzida por Steven Spielberg. Meio mascarada como realização de um sonho do professor de História norte-americano Rick Riordan, mas que na prática se traduz como um compilado encantador de elementos de dois populares autores da última década: J.K. Rowling e Dan Brown.

A trama segue os irmãos Dan e Amy Cahill, órfãos criados pela tia Beatrice, mas extremamente afeiçoados à avó Grace. A história começa com a morte da querida avó, o que incita uma tumultuada reunião de família para divisão da herança. Dan e Amy descobrem que fazem parte de uma enorme árvore genealógica, formada por sua vez por quatro clãs distintos, cada um com características próprias. Não bastasse isso, a família Cahill conta com nomes ilustres em seus registros, notavelmente Benjamin Franklin neste primeiro volume e outras muitas figuras históricas. A partir daí ambos embarcam em uma imensa caça ao tesouro pelo mundo, que os obriga a utilizar inteligência para descobrir os significados das pistas e também encarar a concorrência de outros parentes, que tentam o tempo todo enganar e atrapalhar a dupla.

O resultado é uma versão água com açúcar de uma mistura de Harry Potter com as aventuras do professor Robert Langdon. Isso acarreta em uma saraivada de clichês, claro, mas de forma alguma empobrecem a história. Pelo contrário, propiciam informações históricas bacanas (conferindo até uma função educativa ao livro) e apresentam uma imensa variedade de situações e lugares sem complicar demais, o que certamente torna a leitura mais prazerosa para o público mais novo que o livro almeja. O ritmo gostoso e a mistura equilibrada de ação com enigmas e história real nem deixa o final aberto frustrante – na verdade mais empolgam para os livros que vêm depois.

Coisas legais
– Mistura equilibrada de ação e explicações históricas
– Combina elementos de alguns dos livros mais empolgantes dos últimos anos

Coisas chatas
– A grande quantidade de situações previsíveis e pouca profundidade nas explicações históricas pode incomodar leitores mais exigentes

THE 39 CLUES – O LABIRINTO DOS OSSOS
Autor:
Rick Riordan
Editora Ática
240 páginas
Site oficial: http://www.the39clues.com.br/home.aspx

Comente: