Marcelo, Marmelo, Martelo e outras histórias

Histórias de Ruth Rocha mostram tom positivo e pedagógico

O carro-chefe desta edição é um clássico da literatura infantil brasileira que chegou a vender 1 milhão de exemplares – algo admirável num país em que o hábito de leitura não é lá essas coisas. Estão reunidos, ainda, “Teresinha e Gabriela” e o “Dono da Bola”, todos títulos de Ruth Rocha.

O tom das três histórias é positivo, com direito a finais felizes e algumas lições aprendidas. No caso da de Marcelo, o protagonista questiona os nomes de tudo, deixando os pais sem resposta (“por que é que mesa chama mesa?”, por exemplo) ao mesmo tempo em que mostra, de uma forma bem simpática, espírito crítico. Os pais, que no início ficam perdidos, acabam entrando no clima e resolvem respeitar as idéias criativas e teimosas do garoto.

Outra criança cheia de personalidade é Gabriela – da segunda história – que adora brincar na rua e jogar com as palavras (“professora, céu da boca tem estrelas?”, diz). Quando ela passa a gostar mais do jeito da vizinha, chamada Teresinha, do que das próprias, a trama toma um rumo também visto em “O Dono da Bola”: ter amigos é mais legal do que ficar emburrado sozinho. No caso de Gabriela, a lição é valorizar as próprias carcterísticas e aprender com Teresinha. No de Caloca (o dono da bola do jogo de futebol), é saber dividir o que tem com amigos. Não à toa, além da leitura envolvente, o teor educativo faz com que seja altamente indicável para os pequenos leitores. Vale olhar o site da escritora, que tem mais de uma centena de livros, e ver este vídeo, onde Ruth conta um pouco sobre seu gosto inicial por histórias.

Coisas legais
– As histórias são positivas ao mostrar crianças que aprendem a brincar em turma e curtem a própria curiosidade
– No fim das histórias, há propostas para os leitores pensarem na história e escrever as suas próprias

Coisas chatas
– As propostas de atividade após cada história ou a moral da história dos personagens pode dar impressão ao leitor de que é algo puramente educativo. Mas a leitura também é legal apenas por diversão!

MARCELO, MARMELO, MARTELO E OUTRAS HISTÓRIAS

Autora: Ruth Rocha
Editora: Salamandra
60 páginas