Criaturas Tímidas


Garotinha tem diálogos hipotéticos e criativos com criaturas lendárias

O livro de David Mack tem dois elementos com os quais crianças e adultos podem ter familiaridade: um é a timidez, aquele suposto defeito que nos impede de dizer coisas na hora em que elas acontecem; o outro são os monstros do imaginário infantil, como dragões e ETs, geralmente temidos pelas crianças.

Os dois assuntos formam a história “Criaturas Tímidas”, livro com texto enxuto e cheio de rimas. A trama é simples: uma garotinha muito tímida que escuta a pergunta clássica “o que quer ser quando crescer?”. “Eu quero ser a doutora das criaturas tímidas”, responderia, se tivesse coragem. A resposta pensada, mas não dita, dá o tom dos diálogos hipotéticos entre a personagem e os seres “misteriosos” das lendas e mitos.

A garotinha imagina conversas com as criaturas e resolve o problema de cada uma delas com soluções criativas, como no caso do Ciclope com miopia: nada como um óculos com armação para um olho só. As ilustrações fazem boa parceria com o texto e dão uma cara simpática aos “bichos”, mostrados em situações engraçadas (o Chupa-cabras sem dentes é outro exemplo). Palavras e desenhos são assinados por Mack, quadrinista norte-americano experiente que tem histórias adultas publicadas pela Marvel Comics.

CRIATURAS TÍMIDAS
Autor e ilustrador: David Mack
Tradução de Fabiana Medina
Editora Caramelo
48 páginas
Indicado para maiores de 4 anos

One Comment

    Ah gente! Mas que ideia mais bonita essa de criar monstrinhos tímidos!
    Minha vida teria sido diferente se eu tivesse me encontrado com esse livros aos sete anos…será que ainda dá tempo?
    (ok, vou terminar de ler o blog com uma listona pro próximo passeio na livraria cultura)

    10 set 2009 | Responder

    Comente: