BILO

biloIlustrações coloridas e cheias de detalhes mostram brincadeiras entre dois filhotes

Velhos conhecidos das tirinhas adultas de jornais, os desenhos do cartunista Caco Galhardo ganham traços infantis no livro infantil “Bilo”, sobre a amizade inusitada entre dois filhotes, um coelho e um jacaré. A história poderia ser um fábula tradicional, mas é contada sem palavras, ou melhor, apenas com ilustrações.

A trama é muito simples, e mostra uma visita da mamãe coelho à mamãe jacaré, na casa desta última. Enquanto as duas conversam, o coelhinho vai ao quarto do jacarezinho e sua primeira reação é fugir de uma espécie tão diferente da sua que tem, de acordo com sua perspectiva, dentes imensos. Assustado, volta para mãe, mas ela o incentiva a brincar com o filho da amiga e, na segunda tentativa, acaba percebendo que a boca que temia é muito mais interessante do que esperava.

Os desenhos, a partir deste contato próximo entre os dois personagens, aparecem cheio de cores e detalhes, com bichos de várias espécies dançando, correndo e se divertindo na imaginação fértil que, é possível interpretar, povoa a brincadeira das duas crianças. É interessante notar que, mesmo sem palavras, as ilustrações contam uma história e podem ser “lidas”. O olhar pode ficar muito tempo observando os desenhos, já que há um cenário vivo, com personagens de vários tipos tendo várias reações. Em uma das páginas mais divertidas, por exemplo, o coelhinho, extasiado com o mundo fantástico que descobre com o jacaré, divide espaço com macacos músicos (eles carregam instrumentos musicais), um cachorro aviador, um robô e um carrossel colorido. Mas não é só: há gatinhas havainas, um pato que dança e um mini Darth Vader, de “Star Wars”, em uma nave. Visões que, sem o amigo que achou repulsivo à primeira vista, o coelhinho não teria tido.

Coisas legais
– Dá para passar minutos olhando os desenhos para reparar o que cada um dos personagens está fazendo nas brincadeiras
– O exercício de ler imagens e captar a ideia do autor é bem interessante

Coisas chatas
– Pode não agradar os que só gostam de histórias com palavras e de ideias mirabolantes

BILO
Autor: Caco Galhardo
Editora Girafinha
36 páginas

Comente: