“Beatlemania”

Vire um fã dos garotos de Liverpool com “Beatlemania”

beatlemania_capaQuem viveu os anos 1960 talvez não encontre nada de novo em “Beatlemania”, livro nos moldes dos almanaques que a Ediouro tem publicado nos últimos tempos (Anos 80, Anos 90, Seriados, Fusca e outros). Mas se você gosta do som dos quatro garotos de Liverpool e só conhece o básico da carreira deles, vai descobrir que John, Paul, George e Ringo foram muito mais revolucionários do que seus pais comentam.

Em 320 páginas repletas de fotos (infelizmente quase todas em preto e branco), imagens de ingressos, pôsteres e reproduções das capas de discos e revistas do grupo, Ricardo Pugialli conta ano a ano como os rapazes se conheceram, começaram a tocar juntos e se tornaram ‘mais famosos do que Jesus Cristo’. O texto conta a trajetória do grupo em forma de tópicos, o que deixa a leitura rápida e muito mais leve do que numa biografia comum. Além disso, há um paralelo com o Brasil em todos os capítulos, mostrando o que acontecia no País na mesma época.

“Beatlemania” acompanha os jovens desde 1952 até 1970, contando curiosidades dos discos, comentando a filmografia do grupo, suas escolhas por instrumentos e até compilando as apresentações da banda pelos anos. Mesmo sendo um fã assumido (ele é amigo de George Martin, um dos produtores dos Beatles), o autor expõe a carreira e a vida dos integrantes sem meias-palavras, o que garante não só risos, mas a certeza de que esses ingleses estavam muito, mas muito mesmo a frente de seu tempo.

Coisas legais
- É um almanaque que dá vontade de ler do começo ao final sem ‘pular’ capítulos

Coisas chatas
- O livro parece não ter passado por uma revisão mais cuidadosa e contém vários errinhos de digitação e de português

BEATLEMANIA
Autor: Ricardo Pugialli
Ediouro
320 páginas

One Comment

    Fiquei com vontade!
    Sounds nice!
    Aliás, boa, providencial o momento para se falar de Beatles…essa é minha garota! ;-)

    10 set 2009 | Responder

    Comente: